Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Como ficam as férias do funcionário que estava afastado pelo INSS e retornou?

Publicado por Rayssa Castro Alves
há 4 anos

Resolvi escrever este texto porque recentemente fui consultada por diversos clientes sobre o assunto, uma coincidência generalizada. Então tive que pesquisar, fazer cálculos e percebi que esta dúvida é de muitos empresários e colegas por aí.

Logo, a primeira coisa que precisamos identificar neste assunto é: o afastamento do funcionário foi durante o período aquisitivo ou de concessão das férias? E por quanto tempo?

Quando o funcionário começa a trabalhar, os 12 meses iniciais são considerados tempo de aquisição. Ao passo que os 12 meses subsequentes são o período de gozo, em que ele terá direito a usufruir das férias adquiridas.

Se o funcionário sair de licença previdenciária durante o período aquisitivo e este afastamento for superior a 6 meses (aqui pode-se computar todos as licenças do período), cairemos na hipótese do art. 133 da CLT:

Art. 133 - Não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo:
[...]
IV - tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos.

Ou seja, neste caso o funcionário perderá o direito às férias: tanto o gozo como o seu recebimento pecuniário.

Mas e se ele ficou afastado por menos de 6 meses? Ou se a licença foi durante o período de concessão das férias?

Neste caso o contrato de trabalho fica suspenso, de modo que o retorno do funcionário faz com que a relação continue de onde parou.

Então se o funcionário trabalhou 1 ano e 6 meses, ficou afastado por 6 meses e retornou, você ainda tem mais 6 meses para conceder as férias relativas ao primeiro ano de trabalho. Ao passo que após este período ele terá adquirido mais 30 dias de férias, relativo ao segundo ano trabalhado.

Lembrando que eu não adentrei a questão da estabilidade, que pode ocorrer quando o funcionário foi afastado por acidente do trabalho ou doença ocupacional. Isso será assunto de um novo texto.

                  * Photo by Hush Naidoo on Unsplash

  • Publicações35
  • Seguidores62
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31432
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-ficam-as-ferias-do-funcionario-que-estava-afastado-pelo-inss-e-retornou/793373078

Informações relacionadas

Notíciashá 2 anos

Afastamento pelo INSS inferior a 06 (seis) meses gera perda do direito de férias e do décimo terceiro salário?

RVS ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 8 anos

Quem está recebendo o auxílio-doença pelo INSS perde as férias vencidas e o 13º?

Durval Ferrazoli, Advogado
Artigoshá 7 anos

Férias e o afastamento pelo INSS

Márcio Balduchi, Contador
Notíciashá 6 anos

Empregado afastado pelo INSS por mais de seis meses não tem direito às férias proporcionais do período

Marceli Rodrigues, Advogado
Artigoshá 6 anos

Atestado médico durante as férias do empregado suspende ou interrompe o período?

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Minha dúvida é a seguinte, o colaborador é admitido em 01/01/2022 e em 11/06/2022 se afasta pelo inss e retorna ao trabalho sem estabilidade em 05/10/2022 e é desligado com pagamento de 30 dias de Aviso prévio (até 05/11/2022). Quantos avos de férias proporcionais deverão ser pagos em rescisão? 6 avos trabalhados + 1 Avo do Aviso prévio ou 10 avos integrais + 1 avo do Aviso Prévio? continuar lendo

Olá bom dia!!! Entrei na empresa dia 17/03/2021
Em dezembro dia 14 de 2021 me afastei pelo INSS por incapacidade fiquei 6 meses afastada... retornei ao trabalho dia 20/06/2022 ainda tenho direito às férias... minha férias estava marcada para dia 23/05/2022 estava afastada nesse período.. como fica agora tenho que trabalhar um ano para ter direito ? Obga continuar lendo

Boa noite eu quando me acidentei em 20/07/2020 retornei ao trabalho 25/01/2021 tinha um mês no trabalho continuar lendo

Trabalho desde 11/01/2021 É fique afastamento abril á outubro voltei trabalhar porém tiv dificuldade e coloquei o INSS na justiça e agora esperando perícia judicial quero sabe se tenho férias para receber? continuar lendo